Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia-SP - Home Page
 
  Olímpia-SP, Quarta-Feira, 22 de Janeiro de 2025
 
  Página Inicial
  Quem Somos
  Palavra do Presidente
  Diretoria
  Editais
  Atas
  Previdência
  Estatuto
  Legislação
Juridico
  Prestação de Contas
  Convênios
  Notícias
  Filie-se
  Links Úteis
 

Fale Conosco

 
 
Convênios e Parcerias  
 
Notícias
 
Entidades pressionam Congresso para extinguir contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia-SP
Entidades pressionam Congresso para extinguir contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas
13/12/2024

Movimento intensifica ações em Brasília com objetivo de acelerar tramitação de proposta que visa a eliminar cobrança sobre servidores inativos

Nesta semana, representantes do Movimento Nacional de Aposentados e Pensionistas (Mosap) estarão em Brasília para garantir que a proposta de extinção da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas seja colocada na pauta de votação do plenário da Câmara dos Deputados ainda neste ano. O movimento busca ampliar o apoio parlamentar e acelerar a tramitação de uma medida que é vista pelas entidades como uma questão de "justiça social". Com o fim do ano se aproximando, o tempo para a tramitação da medida é curto.

Atualmente, aposentados e pensionistas ainda são obrigados a contribuir com a Previdência Social, mesmo após terem cumprido sua obrigação durante a vida ativa. Essa cobrança é alvo de críticas constantes de servidores e suas representações, que consideram a medida injusta, especialmente para aqueles que já pagaram as contribuições ao longo de suas carreiras e agora vivem com rendimentos reduzidos.

No momento, 193 requerimentos de apensamento (quando um projeto é vinculado a outro para tramitação conjunta) já foram registrados na Câmara dos Deputados, mas os líderes do movimento esperam alcançar 300 até o fim de 2024, com o intuito de fortalecer o apoio político à causa. A estratégia inclui reuniões com deputados e senadores, além da entrega de estudos e argumentos que demonstram o impacto negativo da cobrança sobre os aposentados.

Justificativa

De acordo com Edison Haubert, presidente do Mosap, a cobrança de contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas é uma medida que penaliza um grupo que já cumpriu sua função e deveria ser reconhecido com mais dignidade. Para ele, a extinção da contribuição é uma questão de justiça social:

— É uma questão de justiça e dignidade. Aposentados e pensionistas já deram sua contribuição ao país durante décadas de trabalho, pagando contribuição previdenciária desde a EC 41/2003, portanto vinte anos. Essa cobrança é um ônus desnecessário e injusto.

A Constituição de 1988, embora tenha previsto a contribuição para aposentados, acabou ampliada com a reforma da previdência de 2003, que estendeu o pagamento para pensionistas também.

A medida é vista pelas entidades como uma forma de aliviar o impacto financeiro dos aposentados, que já enfrentam um custo de vida elevado e muitas vezes vivem com uma aposentadoria que mal cobre as despesas essenciais.

Fonte: Extra (RJ)

 
16/01
  COMUNICADO 02 DE 2025
10/01
  COMUNICADO 01 DE 2025
24/12
  MENSAGEM DE NATAL AOS SERVIDORES
20/12
  Requerimento na Câmara dos Deputados busca descongelamento de benefícios para servidores
20/12
  Incabível conceder RMI de pensão por morte ante a falta de comprovação do óbito por doença ocupacional decorre
Mais Notícias     
 
 
Filie-se agora!
 
Transparência - Prestação de Contas
 
Unimed Rio Preto
 
HB SAÚDE S/A
 
Oral Sin - Olímpia
 
São Francisco Odonto
 
AUSTAclínicas
 
Sisnatur Card
 
UNINTER EDUCACIONAL S.A.
 
Fesspmesp - Sindicato dos Servidores
 
Colégio Liceu Olímpia
 
 

 
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia
 
 
 
Endereço
Rua Sete de Setembro, nº 456, Centro
CEP: 15400-000 - Olímpia-SP
 
 
 
 
 
Fale Conosco