Medida agiliza acesso a diversos serviços importantes
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou uma nova para facilitar a vida dos servidores aposentados e pensionistas vinculados ao Regime Próprio de Previdência da União. A partir de agora, a central de atendimento 1358 conta com a função "Requerimento Expresso", que agiliza o acesso a diversos serviços importantes.
Com a implementação do "Requerimento Expresso", os servidores não precisam mais se deslocar até uma unidade física para protocolar suas demandas.
Entre as principais demandas que podem ser atendidas por meio dessa nova função estão:
Ficha financeira: disponível para aposentados e pensionistas até a competência de outubro de 1991. Também é acessível para pensionistas falecidos, independentemente da competência.
Informe de rendimentos: necessário para a declaração de Imposto de Renda.
Pagamento não recebido ou divergente: serviço esclarece as inconsistências e orienta sobre como proceder para corrigir o problema.
Cópia do processo: facilita o acesso a documentos específicos.
A Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) do INSS informou que as fichas financeiras de aposentados e pensionistas posteriores a outubro de 1991 já estão disponíveis no aplicativo SouGov.br, que pode ser baixado na App Store ou Google Play.
Fonte: Extra (RJ)